segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A prática da alquimia Aromática

Quando nos aproximamos de um óleo essencial com concentração e atenção, começa a revelar dimensões ocultas do poder, beleza e inteligência que normalmente não são notados. Como podemos integrar estas novas percepções - em uma consciência maior de nossas próprias reações fisiológicas - à essência da planta começamos a entender como estamos profundamente ligado a tudo na vida, especialmente aos seres fotossintetizantes que nos dão alimento e medicamentos. Ao explorar esta unidade biológica através de nossos próprios sentidos chegamos a perceber diretamente que os processos da vida - que ocorrem dentro e em torno de nós - são realmente as expressões e manifestações de uma consciência subjacente milagrosa e profunda, como tão eloquentemente descrito pela linguagem do Ayurveda. Por esse motivo, nós chamamos essa prática de "alquimia aromática".

David Crow (2012)


Há duas maneiras básicas de usar óleos essenciais com a prática da meditação. A primeira é a de usar os óleos para melhorar estados de meditação, e a segunda é a utilização de meditação para estudar os óleos. Neste programa nós usamos ambas as abordagens, separadamente e em conjunto.


Todos os nossos sentidos podem ser utilizados para apoiar a meditação, contemplação e concentração. Por exemplo, a música e o mantra são usados ​​para relaxar, concentrar a mente e elevar a consciência através do sentido da audição. A visualização interior e a concentração em símbolos externos direcionam o nosso sentido visual. A massagem, acupuntura, yoga e outras terapias físicas, utilizando o sentido do tato, desempenham um papel importante no apoio à prática espiritual. Dietas ervas, e o sentido do paladar desempenham um papel crucial na ajuda alimentar à nossa prática de meditação. 

O uso de fragrâncias em práticas de meditação, contemplação e estado devocional é generalizada na forma de incenso e oferendas ao altar. Muitos dos "aromas sagrados", como o incenso, Sândalo, Palo santo e Agarwood que são usados ​​rotineiramente em cerimônias e rituais agora têm documentado pesquisas confirmando suas propriedades psicoativas como antidepressivo, ansiolítico (antiansiedade), e potencializador do humor em geral.   No entanto, o uso de fragrâncias específicas para aumentar a meditação e concentração é, em minha opinião, pouco utilizado.

Devido às ligações entre o olfato, o sistema límbico e a consciência, quando itens botânicos aromáticos são usados ​​conscientes, e deliberadamente, para apoiar a meditação, seus efeitos práticos tornam-se mais poderosos do que quando usado superficialmente como uma fragrância de fundo. Da mesma forma, uma abordagem contemplativa que revela as dimensões internas da consciência da planta, responsáveis ​​por criar os compostos aromáticos, também estão ausentes na maioria dos programas de Aromaterapia. Portanto, um retiro de meditação que nos encoraja a estar focado e atento permite que à mente concentrar-se mais profundamente e, assim, aprender sobre as dimensões escondidas dentro de fenômeno sensorial mais eficaz. Esta é a forma como usamos na meditação para estudar medicamentos aromáticos botânicos.

A filosofia básica do sistema de meditações e ensinamentos é que existe uma unidade biológica e uma inter-relação entre as influências do sol e da lua, e da inteligência prânica das plantas, a inteligência prânica de plantas e seu metabolismo de elementos ambientais, os elementos do ambiente e a produção de moléculas aromáticas dentro das plantas; moléculas aromáticas e do sistema respiratório humano, o sistema respiratório e os caminhos olfativos, e os caminhos olfativos e percepção da fragrância na consciência. 

Em outras palavras, quando sentimos o cheiro de um perfume botânico com profunda concentração, somos capazes de perceber gradualmente todos estes níveis, porque eles estão presentes no óleo, ambos os compostos tanto moleculares como as energias cosmológicas que transmitem. Desta forma podemos estudar não só a fragrância e seus efeitos terapêuticos, mas também as influências subjacentes elementares que foram metabolizados pela inteligência da planta. Em última instância, podemos ficar cara a cara com a inteligência botânica em si. Através desta prática da Aromaterapia contemplativa podemos desenvolver uma compreensão de como a consciência humana é inseparável dos processos de vida dentro da biosfera e do cosmo maior.

Fonte: Floracopéia
Aroma Essencial.


Nenhum comentário: