terça-feira, 23 de julho de 2013

O aroma e a inovação tecnológica no vestuário do século XXI



Comentamos que o aroma será uma influência na melhora da qualidade de vida dos indivíduos neste século XXI. Cada vez mais as pesquisas, e as descobertas científicas neste campo, tem ampliado o conhecimento deste sentido considerado o mais primitivo do ser humano. E mais uma novidade está surgindo nesta área usando a pesquisa aeroespacial, a robótica e os aromas.
Um centro de pesquisa em inovação tecnológica para vestuário, o Ministry of Supply, cresceu a partir dos esforços de dois grupos do MIT, com o objetivo de criar roupas práticas para o dia a dia de trabalho. Uma das mais recentes novidades são  as meia com aroma de café.  As meias Atlas são uma versão high-tech de meias tradicionais. Especialmente projetado para proporcionar conforto em pontos chaves de pressão nos pés, a técnica utiliza o "robotic knitting process" - algo como a impressão 3D - para a confecção das meias. Além disso, as fibras passam por um processo de infusão com borra de café carbonizado que absorvem o odor.




 
A inovação tecnológica a partir das pesquisas no campo aeroespacial.

Utilizando um processo de projeto aeroespacial para traçar como os movimentos da pele do corpo, um grupo de pesquisadores buscavam soluções para o desenvolvimento de tecidos práticos, principalmente para quem buscava praticidade, e conforto somados à inovação tecnológica. A partir do estudo para compreender os movimentos do corpo, os pesquisadores usaram imagens térmicas para encontrar os pontos no corpo que geram mais calor para determinar os pontos de maior incidência de suor.  Alguns dos tecidos foram criados com um material que a NASA tinha concebido para regular a temperatura do corpo dos astronautas em mudanças de calor de 200 graus. O Ministry of Supply   tem uma licença para utilizar esta tecnologia permitindo determinar a trama mais leve ou com mais resistência, e em que parte da peça, mantendo o corpo fresco, evitando a transpiração, sem tirar a modernidade da peça. A chave é encontrar um equilíbrio entre a aparência e desempenho, o que não é tarefa simples. Para resolver esse problema a equipe de cientistas do Ministry of Supply fez uma pesquisa junto aos seus clientes chegando ao modelo ideal de mercado.
Leia a matéria na integra: http://www.ministryofsupply.com/home-new2?utm_expid=60837079-3

Aroma Essencial





 
 

 

Nenhum comentário: