quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ansiedade aguça o olfato

A pesquisa realizada por Elizabeth Krusemark e Li Wen, da Universidade de Wisconsin-Madison, concluiu que pessoas ansiosas tem o olfato mais aguçado quando expostas a situação de perigo ou medo.
Os indivíduos foram colocados em um aparelho de ressonância magnética e expostos a três odores diferentes, um dos quais foi considerado como sendo um odor negativo. Eles também foram monitorizados quanto a condutividade da pele (um marcador de ansiedade). Eles descobriram que os mais ansiosos eram capazes de distinguir com precisão absoluta os odores classificados como ruins. Isto tem implicações interessantes quando na elaboração de um projeto de aromatização  em ambientes específicos ( comerciais, industriais ou de serviço), ou locais que geram situações estressantes. Vários estudos têm mostrado que as pessoas se sentem mais felizes e menos ansiosos na presença de aromas agradáveis​​, pelo que a introdução da fragrância pode ser útil em algumas situações como os exemplos abaixo:

  • Salas de espera de hospitais, clinicas ou consultórios, equipamento médico de diagnóstico que provoquem ansiedade, salas de pré-operatório;
  • Tribunais, delegacias, ante sala de julgamento;
  • As negociações de todas as categorias que envolvam situações de grande pressão;
  • Ambientes em penitenciárias;
  • Aeroportos, torres de controle, transporte coletivo.
 
Como as pessoas ansiosas têm um melhor sentido do olfato, um baixo nível de fragrância seria eficaz nesses locais de alto estresse. Vivemos nos dias atuais uma situação surreal. De um lado o avanço tecnológico que em tese deveria estar melhorando a qualidade de vida do ser humano, e de outro lado este mesmo ser humano que não está conseguindo acompanhar toda esta evolução gerando um alto grau de estresse no seu dia a dia. Ansiedade e depressão já estão no ranking das consultas médicas da atualidade sendo considerado um problema  de saúde pública, e o mal do século 21, portanto pesquisar meios que tragam conforto e tranquilidade para um grande numero de pessoas em trânsito, ou em situação de estresse, é melhorar a qualidade de vida e o bem estar de toda uma coletividade.
 
Aroma Essencial

Fonte:  Science Daily 

Nenhum comentário: