quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Curso gratuito de Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais

Bastidores do Perfume - Novas turmas em setembro/2012


Em abril de 2011, a Fundação Dorina Nowill e a empresária Tânia Bulhões, inauguraram o Curso de Avaliação Olfativa, destinado a pessoas cegas e com baixa visão, com o objetivo de estimular as possibilidades de trabalho nesta área, abrindo um novo e promissor campo de trabalho em um mercado com franca expansão. A capacitação é direcionada a jovens que já concluíram ou estão concluindo o ensino médio, com interesse em ampliar suas possibilidades de trabalho mercado de perfumaria, onde a indústria brasileira ocupa o segundo posto no ranking mundial de acordo com dados do Euromonitor.
O curso é pioneiro no Brasil e tem uma metodologia única, contando com recursos diferenciados em termos didáticos no mundo. O principal material “Bastidores do Perfume”, doado pela empresa Suíça Firmenich, traz diferentes grupos de ingredientes para que os alunos possam treinar seu olfato descobrindo os principais acordes e ingredientes utilizados na fabricação de perfumes. Os estudantes também terão a sua disposição mais 300 perfumes doados pelas principais empresas do setor, laboratório adaptado e material didático acessível. História da perfumaria e da arte, linguagem e tendências da perfumaria, famílias olfativas, matérias-primas, avaliação olfativa e sensorial, marketing e comunicação, preparação para o mercado de trabalho são temas que fazem parte do um curso pioneiro que acontece em São Paulo na área da perfumaria - “Avaliação Olfativa para Deficientes Visuais”.


“Hoje o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial em consumo de perfumes de acordo com dados do Euromonitor, com grande potencial de desenvolvimento nesta área nos próximos anos”, a coordenadora geral do curso Renata Ashcar, autora de vários livros de referência sobre perfumes e curadora do Espaço Perfume Arte & História, em São Paulo. A coordenação pedagógica é de Rejane Padovani, que será responsável pelo corpo docente e estruturação da metodologia e grade curricular do curso.


Mineira de Uberaba, Tânia Bulhões, é formada no Centro de Excelência em Perfumaria de Grasse, na França. Com grande experiência na área criou linhas de perfume que são sucesso no mercado brasileiro. Em virtude da sentença proferida pelo Juiz da 6ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, em que deveria cumprir pena alternativa de prestação de serviços à comunidade, nasceu o projeto que hoje é desenvolvido pela Fundação Dorina Norwill.


Há mais de seis décadas, a Fundação Dorina tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para mais de 1.400 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. A Fundação Dorina Nowill para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade.


O curso com 360 horas/aula será realizado em dois módulos. O primeiro, com duração de 1 ano, será dedicado ao ensino teórico e prático sobre os temas relacionados à perfumaria e ao mercado de trabalho. O segundo, com duração de 6 meses, será dedicado ao estágio em empresas para aprimorar as habilidades olfativas do aluno.

As pessoas cegas e com baixa visão podem agendar uma palestra gratuita pelo e-mail empregabilidade@fundacaodorina.org.br , ou pelo telefone (11) 5087-0959.










Nenhum comentário: