segunda-feira, 2 de julho de 2012

Aromas inteligentes

Um dos usos inovadores de aromatização ambiental está na área de educação. As pesquisas no campo da Osmologia (ciência que fundamenta o estudo da influência dos aromas nos seres humanos), como da Aromaterapia e Aromacologia comprovam sua eficácia nas reações comportamentais e emocionais dos seres vivos. O uso de aromas ( tanto essências, como óleos essenciais) para fidelização de clientes, em relação à marca/produto, já é uma realidade como ferramenta de marketing. A pesquisa agora dá outro salto levando para o ambiente educacional os benefícios dos óleos essenciais.
Estudos realizados comprovam que tanto o óleo essencial de alecrim , quanto o de hortelã melhoram o desempenho cognitivo e a aprendizagem. O tomilho e o limão também são excelentes em salas de leitura e estudo. No entanto, como sempre frisamos aqui no blog, o uso de óleos essenciais não deve ser aleatório e nem tão pouco à revelia de um profissional que tem o conhecimento da estrutura molecular e química dos aromas, pois existe uma grande diferença entre essências ( substâncias liquidas aromatizadas e com adição de produtos químicos) e óleos essenciais ( 100% naturais e voláteis, mantendo sua propriedade terapêutica e aromática). A ciência já provou a forte ligação entre olfato e memória, e isso levou ao desenvolvimento de produtos interessantes, como a pulseira de borracha perfumada. Ela funciona com a idéia de que o aluno usa a pulseira enquanto estuda e durante avaliações e testes. Este estudo (que podem ser encontrado no site SMI Knowledge Base) fornece uma ótima maneira de introduzir a idéia e os benefícios da aromatização em ambientes educacionais, em seminários, etc.

Nestas últimas décadas, o perfume se tornou parte da composição do vestuário, no dia a dia, de homens e mulheres por todo o planeta. Do mais simples ao mais sofisticado, em qualquer ambiente e classe social é difícil não encontrarmos a busca por um ambiente mais agradável e harmonioso, e isso inclui a aromatização. Com o advento da internet e das facilidades que o cartão de crédito trouxe para o consumidor - inclusive através dos sites de compras, entender mais sobre este assunto facilitou e abriu um nicho de mercado até então restrito. Hoje , qualquer pessoa pode adquirir um perfume importado, saber mais sobre aromatização de ambientes e seus benefícios, buscar profissionais na área de aromaterapia, enfim entrar neste universo encantador e delicioso, além de saudável que é o uso dos Aromas.

Aroma Essencial

Nenhum comentário: