quarta-feira, 25 de maio de 2011

Água no Mercado de Luxo.

A água deixou de ser insípida e inodora e passou a ter propriedade capaz de acompanhar bem a comida, alimentar o corpo e passar ao paladar gustativo e olfativo uma gama de sabores e aromas.  Ocupando em até 70% do volume do corpo humano e, comprovadamente, um dos itens mais importantes do dia a dia no que se refere a uma saúde integral, vale aqui destacar os mecanismos diferenciados que são criados tanto para os apreciadores do liquido, quanto para aqueles que a tomam por obrigação.
Com a visão pessimista de um futuro onde a água será elemento raro na natureza, a busca por mecanismos de preservação, aliados a comercialização sustentável e regras de controle ambiental, tornou a água um assunto dominante nos dias atuais. A preservação de fontes e mananciais, o equilíbrio nas ocupações urbanas, a ocupação do campo de forma sustentável, a luta pelo fim do desmatamento, são alguns dos caminhos que estão levando o homem a repensar sua relação com a natureza.
Mesmo na comercialização deste elemento vital para a vida humana, já temos várias formas de consumir e degustar este alimento. A boutique de água, onde você degusta rótulos do mundo inteiro é uma realidade no mundo todo, com suas variedades de sabor e procedência. Vamos citar algumas e trazer o que é o nosso mote, aqui nesta coluna: o Aroma. Vamos trazer pesquisa sobre as indicações, comentar as classificações e saber como anda o mercado brasileiro.

Vamos começar pelos tipos de água. Existem diferentes tipos:

Alcalino-bicarbonatadas: ricas em bicarbonato favorecendo a digestão;
Alcalino-terrosas: diminuem a acidez do estômago e têm alto poder de hidratação;
Carbogasosas: naturalmente gasosas com propriedades diuréticas e digestivas;
Fluoretadas: possuem pequena quantidade de flúor;
Gaseificadas: recebem CO2 durante o envasamento,
Oligominerais: grande quantidade de sais minerais em baixa concentração. São as águas leves indicadas para sucos e cafés.

Hoje você tem a água do dia-a-dia que serve para hidratar; a que ajuda na digestão; a água gourmet para ser degustada junto à refeição; a saborizada ou flavorizada com vitaminas e funciona como complemento alimentar; água da chuva e neve dos Alpes Franceses; aquelas de procedência de regiões onde o calcário e rochas vulcânicas combinam elementos únicos; água com minerais para esportistas; com leve toque salgado; e por aí vai….
A França é um caso típico de amor pelas águas, já no século 18 a aristocracia deixava os grandes centros urbanos, onde beber água era uma roleta russa, dada a precariedade da filtragem, para faire lês eaux em famosas estações termais. Maria Antonieta, por exemplo, só bebia suas garrafinhas importadas de Ville d’Avray (até na prisão). Muito antes, Luís XIV não abria mão da Chateldon, até hoje hit nas mesas mais chiques de Paris.(Vogue Brasil/2009)
No Brasil temos a nossa referencia. Em Santa Catarina as fontes foram descobertas em 1813 por caçadores, em terras da então freguesia de São José. Mais tarde, em 1845, Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina visitaram o município de Santo Amaro na Grande Florianópolis. O casal ficou entusiasmado com as propriedades das águas termais da região e mandou construir no local um prédio, o antigo Hotel Caldas da Imperatriz, hoje municipalizado e ainda em funcionamento, dando origem à primeira estância termal do Brasil, a Caldas da Imperatriz. A estância recebeu esse nome em homenagem ao casal real e possui, segundo estudos, a segunda melhor fonte de água termal do mundo em qualidade, precedida apenas pela de Vicky, na França. Suas águas são também as melhores da América do Sul. (Jornal Zona Norte)

Os destaques

A Revista Vogue Brasil, ano 2009, traz uma lista das águas mais disputadas e diferenciadas do mercado. Seja pela saúde ou somente pelo privilégio de saborear um produto raro e pelo qual estes consumidores pagam pela excentricidade.
“Para conquistar uma celebridade para chamar de sua, vale tudo no mercado das águas. A Jana, engarrafada diretamente da fonte, em Zagreb, na Croácia, a 800 metros de profundidade (que a preservaram intacta por mais de 3.000 anos), patrocina desfiles de moda e festas e é a água oficial do Madison Square Garden. Pesa no hype o fato de a Croácia ser o novo destino dos ricos e famosos em busca de sol e sossego, ao abrigo dos paparazzi. Resultado: em pouco tempo, a Jana caiu no gosto das cantoras Beyoncé, Alicas Keys e Mary K. Blige, da Atriz Kim Catrall e da ex-top Helena Christensen. As novatas na turma de hoje são a Suio e a Daily Beauty to GO. Com design elegante, a Suio é drenada de terras agrícolas próximas ás montanhas de Roma e contém alto nível de cálcio e magnésio, ideal para a digestão. Já a Daily vem direto da Reserva Natural de Hoher Fläming, em Bradenburgo, e garante pureza absoluta, já que é tirada de uma profundidade de 150 metros, livre de qualquer influência externa. Contém silicone, que, dizem, melhora a tensão e a elasticidade da pele. Melhor: vem em embalagem Tetra Pak, ou seja, é ecologicamente correta. Meio ambiente à parte, há quem jure que nada se compara à experiência de degustar uma Tau, direto das montanhas Welsh, ou uma 420 Vlcanic Spring, tirada de Tai Tapu, na Nova Zelândia, ou ainda uma Berg, que vem de icebergs pré-históricos da Groenlândia. Vale até pagar R$ 50 por uma garrafinha de Cloud Juice, que virou tradição no hotel Claridge’s de Londres – em curtos termos, chuva da Tasmânia engarrafada. Matar a sede nunca foi tão charmoso” (Bruno Astuto)

Vamos aos números.


“O Brasil detém cerca 12% da reserva hídrica do Planeta possui os maiores recursos mundiais, tanto de superfície (Bacias hidrográficas do Amazonas e Paraná) quanto subterrâneos (Bacias Sedimentares do Paraná, Piauí e Maranhão). A quantidade de água doce no mundo está estimada em 34,6 milhões de km3 (ref. 1km3 corresponde a 1 trilhão de litros), porém somente cerca de 30,2% (10,5 milhões de km3) podem ser utilizados para a vida vegetal e animal nas terras emersas (água doce subterrânea, rios, lagos, pântanos, umidade do solo e vapor na atmosfera). O restante, cerca de 69,8% (24,1 milhões de km3) encontra-se nas calotas polares, geleiras e solos gelados. Dos 10,5 milhões de km3 de água doce, aproximadamente 98,7% (10,34 milhões de km3) correspondem à parcela de água subterrânea, e apenas 0,9% (92,2 mil km3) corresponde ao volume de água doce superficial (rios e lagos) diretamente disponível para o consumo humano”. (JurysWay/2009).
Dados da Abinam (Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais) para o mercado de águas minerais brasileiro: o segmento, que cresceu 26,67% entre 2003 e 2007.

Dados atualizados da DNPM /Abinam

Evolução da produção/consumo
2007 – 6,800 bilhões de litros
2008 – 7,500 bilhões de litros
2009 – 7,800 bilhões de litros
2010 – 8,400 (previsão) bilhões de litros

Faturamento do setor (estimado)
2008 – R$ 1,0 bilhão
2009 – R$ 1,2 bilhão

Consumo per capita
Média nacional – 45 litros/ano
São Paulo – 75 litros/ano

Principais envasadores (fonte DNPM – 2008)
Grupo Edson Queiroz 11,5% (marcas Indaiá e Minalba)
Empresa Ouro Fino 2,55% (marca Ouro Fino)
Flamin Mineração 2,55% (marca Bioleve)
Coca-Cola – FEMSA 2,55% (marca Crystal)
Dias D’Ávila 1,73% (marca Dias D’Ávila)
Nestlé Waters (S. Lourenço) 1,60% (marcas São Lourenço
Petrópolis
Pureza Vital)
Schincariol (Skin) 1,60% (marca Schincariol)

Mercado São Paulo (principais marcas)
Crystal (Coca-Cola – Femsa) 38%
Minalba (Grupo Edson Queiroz) 23%
Bonafont (Danone) 22%
Pureza Vital (Nestlé ) 8%

Produção por Região
Sudeste 50,3%
Nordeste 23,8%
Sul 12,8%
Centro-Oeste 6,7%
Norte 6,4%

Produção por Estados
São Paulo……………… 35,0%
Minas Gerais………….. 8,5%
Rio de Janeiro………… 7,0%
Rio Grande do Sul….. 6,2%
Bahia…………………….. 6,1%
Paraná………………. 5,8%
Outros…………………… 30,4%

Faça a sua própria água saborizada.

Ser luxo também é criar sua própria água saborizada. Veja como é fácil ter uma água com qualidade, saborizada e aromatizada com frutas de época e à hora que você quiser. Pode ser levada à mesa em uma recepção, em uma reunião com amigos, ou simplesmente para o seu prazer diário. E lindo e delicioso, inclusive para quem não tem o habito de tomar água. Use pétalas de flor, frutas, ervas, em uma combinação que ao simples olhar você e seus convidados tenham vontade de saborear esta delicia. É importante tomar o cuidado de não exceder na quantidade de frutas ou o que for adicionado para não ter um aspecto de suco, para não perder as características da água. O gosto deve ser leve e o aroma impregnar o bulbo olfativo. Você pode acrescentar água de rosas (encontrada em casas árabes), ou de flor de laranjeira. Faça a quantidade que será consumida, assim você terá sempre uma mistura fresca e saudável.
Uma dica valiosa: tome sempre um copo de água assim que acordar e leve sempre um copo ou uma jarra com o liquido precioso para a cabeceira da sua cama na hora de dormir. Este hábito eficaz ajuda o organismo a eliminar as toxinas e mantém a pele, as unhas e cabelos hidratados, evitando assim o envelhecimento precoce. Além de ajudar os rins, fator mais importante, a trabalhar melhor.

Cybele Fiorotti

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