quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Por incrível que pareça, alucinações olfativas também existem



Você seguramente já ouviu falar de alucinações visuais, e também de pessoas que podem sentir e ouvir coisas que não estão lá. Você provavelmente ainda ouviu falar das alucinações táteis, como sentir seu telefone vibrar em seu bolso quando não há nenhuma ligação telefônica. Mas você sabia que você pode também ter alucinações olfativas?



Pois elas existem. O nome da doença é “phantosmia”, e pode ser muito ruim.

Ao contrário do que acontece com os cheiros reais, as alucinações olfativas não vão embora. As pessoas que padecem “phantosmia” não podem se afastar de um cheiro. Eles “perseguem” a pessoa em forma permanente. É claro que, como são cheiros irreais, estas pessoas não podem abrir uma janela para dissipá-los.

Por mais estranho que pareça, “cheiros fantasmas” não são tão incomuns como poderia parecer, e formam parte de uma série de distorções que pode sofrer o nosso sentido olfativo, como a anosmia (a incapacidade de sentir o cheiro); a hiposmia (a diminuição da capacidade de sentir o cheiro); e a parosmia (uma percepção distorcida, em vez de perceber cheiro de flores, percebem - por exemplo - o cheiro de carne podre).

Fonte: AIROMAS 


Leia também: Ilusão olfativa faz mulher sentir mesmo cheiro por anos.

Aroma Essencial.

Nenhum comentário: