segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Sete razões para começar uma revolução segura através dos Aromas

Uma das razões que nos levou há alguns anos ao interesse por esta nova ferramenta do marketing foi a preocupação em relação ao meio ambiente, e a saúde do grande numero de pessoas que estariam expostos a uma composição de cheiros todos os dias. Como se não bastasse estarmos expostos a poluição de toda ordem, mais um item estava para ser introduzido no nosso dia a dia. Quem não quer estar sempre com aquele frescor matinal, ou em locais que transmitam paz, harmonia, tranquilidade, e um cheiro de natureza? Mas, qual o preço para isso? O que estaria sendo usado como matéria prima? Podemos ser um exemplo neste setor cuidando de todos os aspectos que envolvem um projeto olfativo.

Este texto de Tania Reuben fundadora e criadora do PureNaturalDiva.com. Pure Diva Natural Beauty Organic, especialista em estilo de vida verde e apaixonado por educação para aromas mostra alguns aspectos importantes desta discussão. 
Via Tania Reuben

em 05 dezembro de 2014


A maioria dos perfumes e colônias vendidos comercialmente são compostos sintéticos que são, em média, 80% de substâncias à base de petróleo. Se você é um dos milhões de pessoas em todo o mundo que usam perfumes, colônias comerciais, ou outros produtos perfumados, você ficará chocado quando souber do que exatamente a maioria desses produtos tem em sua composição. Alguns perfumes são 100% sintético e não tem ingredientes naturais na sua composição. Então, o que isso significa para o usuário de perfume e colônias feitos em laboratório?


Aqui estão sete razões para optar por produtos com 100%  de aromas naturais e orgânicos.

Que é esse cheiro?

A resposta é: ninguém realmente sabe com certeza.

Porque  estas formulas estão sob “segredos comercais”.. As empresas que criam perfumes, e outros produtos perfumados não são obrigados a divulgar suas formulações. Os cientistas têm estudado e analisado muitos perfumes populares para descobrir que tipos de compostos eles contêm, mas os desenvolvedores de fórmulas ultra-secretas de fragrâncias não se interessaram em ajudá-los. Dos mais de 6.000 compostos que foram identificados como ingredientes comuns de perfumes, cerca de 900 foram declarados pelo Instituto Nacional de Segurança Ocupacional contendo  toxinas.

Leis? Não para a indústria de perfumaria.

Sob a proteção de leis de segredo comercial, essas empresas são conhecidas por ignorar ostensivamente restrições sobre o uso de substâncias tóxicas, ou cancerígenas. Dois anos depois que o cloreto de metileno, uma substância química que causa câncer, foi proibido em os EUA, a substância ainda foi listado pela EPA como uma das vinte ingredientes mais comuns incluídos em fragrâncias comerciais.

Toxinas transdérmica

Muitos de nós estamos acostumados a pensar na nossa pele como uma espécie de capa de chuva que nos protege do nosso meio ambiente, deixando toxinas e outras substâncias nocivas fora de nossas costas. Na verdade, a pele atua mais como uma esponja. Cerca de 60% do que se passa em sua pele é absorvido pela corrente sanguínea. Isto significa que a nossa exposição a produtos químicos em fragrâncias não se limita ao que se passa em nossos pulmões. Ao considerar a gama de ingredientes não identificados de que os aromas sintéticos são feitos  é fácil concluir que devemos evitar colocá-los em nosso corpo. Se você não quer que ele entre em sua corrente sanguínea, não o coloque em sua pele.

 Os perigos para o pulmão.

A utilização de aromas sintéticos tem sido, na verdade, ligada ao desenvolvimento de doença pulmonar. Um estudo realizado pelo Centro de Columbia para Saúde Ambiental da Criança, Universidade de Columbia,  pesquisou a relação entre o uso de perfume em mulheres grávidas e o desenvolvimento de asma e outras doenças pulmonares em seus filhos. O estudo mostrou que crianças que foram expostas a certos ingredientes dos perfumes comerciais (nomeadamente ftalatos) tiveram 70% mais probabilidade de serem diagnosticados com asma entre as idades de cinco e onze anos. Este é o primeiro estudo a demonstrar uma forte ligação entre o uso desses produtos químicos e o desenvolvimento de doença pulmonar, mas a investigação ainda está sendo conduzida sobre a correlação entre fragrâncias sintéticas e problemas pulmonares em adulto. Para não ser uma estatística o melhor é mudar para aromas naturais e evitar este risco.

 Disfunção hormonal

Muitos dos produtos químicos incluídos em fórmulas de fragrâncias sintéticas são realmente disruptores hormonais, o que significa que mexe com os sistemas hormonais naturais em nossos corpos. Muitos desses disruptores são imitadores de hormônios. Os principais exemplos disso são compostos de ftalato. Os ftalatos têm sido conhecido por ser estrogênico, o que significa que a sua estrutura química se assemelha ao estrogênio tanto que nossos corpos se comportam como se estivessemos tomando estrogênio quando expostos a eles. Ele foi ligado a tudo, desde um aumento do risco para cancros hormono-sensível, a um risco aumentado para o nascimento prematuro em gestantes. Eles também têm sido conhecidos por inibir a síntese no seu corpo de testosterona, jogando fora o equilíbrio saudável de hormônios sexuais.

Saúde Mental

A exposição quase constante de produtos químicos de todos os tipos tornou muitas pessoas sensíveis a produtos químicos em fragrâncias. Essas pessoas quimicamente sensíveis têm se mostrado muito mais probabilidade de desenvolver depressão e ansiedade quando expostos a aromas sintéticos, do que os indivíduos não-sensíveis. Alguns especulam que esta ligação é devido aos vários efeitos destes compostos sintéticos em nossas células nervosas, o que pode prejudicar ou alterar a função cerebral.

 Alergias às Fragrância

De acordo com o Comité Científico da União Europeia para Produtos Cosméticos e Produtos Não Alimentares, uma em cada 50 pessoas sofrem com o comprometimento do sistema imunológico,  e com o  aumento da sensibilidade química, quando expostos a perfumes sintéticos. Isso significa que as pessoas podem mais facilmente desenvolver alergias a determinados produtos químicos, quando expostos a eles diariamente. Uma vez que uma relação alérgica a uma determinada substância é iniciada, ele pode se tornar um problema ao longo da vidaGostamos de perfumes, e queremos nossos lares perfumados, nosso ambiente de trabalho, etc. Mas temos que ser realistas e buscar soluções em aromas naturais, livres de substâncias químicas nocivas á nossa saúde.


Autor: Tania Reuben
Editor: Ashleigh Hitchcock

Sobre Tania Reuben
Tania Reuben, é a fundadora e criadora do PureNaturalDiva.com. Pure Diva Natural Beauty Organic, Como especialista em estilo de vida verde, Tania é apaixonado por educação aromas e tem sido destaque em WWD, Bella NYC, ABC News, CBS NEWS, e Martha Stewart.


Aroma Essencial!

Nenhum comentário: