terça-feira, 11 de novembro de 2014

Experiência multissensorial. Usando o cheiro no limite do extremo!

Você imaginou reunir em um espaço artistas emergentes com a finalidade de criar um lugar assombrado para uma experiência sensorial nada agradável e assustadora? Um lugar com cheiros estranhos e que impregnam em tudo, nas roupas, nos cabelos ficando por onde você passa?


A St. Croix Sensory é uma empresa que testa odores através de seus olfatômetros, e em parceria com a Soap Factory, desenvolveu um espaço de arte experimental, um porão assombrado, no centro de  Minneapolis, hoje é atração turística na cidade. Uma experiência olfativa difícil de esquecer, que durante  todo mês de outubro nos últimos oito anos, Egner - gerente de programa para a fabrica de sabão, McGinley, e um grupo de artistas e voluntários se uniram para criar um "smellscape" personalizado para o porão assombrado.  A Soap Factory, é um laboratório para a experimentação artística e inovação, dedicada a apoiar artistas e envolver o público através da produção e apresentação de arte contemporânea em um ambiente único e histórico.

Instalado diretamente no subterrâneo da Soap Factory,  um espaço sujo e  nada convidativo do edifício, o porão assombrado consiste em uma série de salas, ou cenas, cada uma criada por um artista emergente. Apesar (ou talvez por causa de) de suas origens eruditas somente adultos são permitidos no circuito,  vestidos com sapatos fechados  e uma máscara de proteção, armados com uma palavra de segurança (tio ), apenas no caso de alguma coisa inesperada acontecer. Os visitantes entram em grupos, mas muitas vezes se separam através do espaço de doze mil metros quadrados; eles podem engatinhar, subir e correr, ficar coberto de sangue, ou ser colocado em um caixão por um homem desdentado em um macacão laranja. Toda a experiência dura breves mas intensos 20 minutos, apesar de quase uma centena de pessoas terem sido socorridas no início deste ano gritando a palavra chave - tio

.Ao longo dos anos, designers de-casa assombrada - hauntrepreneurs -  desenvolveram um vocabulário afinado de arquitetura, iluminação, áudio e técnicas animatrônicas para provocar medo. O desnivelamento do piso, por exemplo, induz a desorientação e reduz linhas de visão, aumentando as oportunidades para  "assustar" no momento em que um zumbi aparece do nada. Iluminação cuidadosa cria bolsões de sombra em que os atores podem se esconder; uma trilha sonora pode chocar, distrair, e contribuir para o excesso de  desconforto; e máquinas de nevoeiro geram uma atmosfera assustadora.Mas o cheiro, apesar de sua capacidade de afetar o humor, enriquecem a narrativa  e adicionam autenticidade, mas eu nestes eventos não fazem parte do pacote.




Isso é em parte porque o odor é extremamente difícil de entregar de forma eficaz. A física que rege o som e a luz é muito melhor compreendida e mais fácil de manipular do que a física que rege compostos aromáticos voláteis, que se dispersam, e que são difíceis de prever. Os primeiros experimentos em teatros, como o sistemas Smell-Vision e AromaRama de Hollywood, foram fracassos de crítica, com o público reclamando que o cheiro demorou muito para alcançá-los,  e ou eram indetectáveis, ou muito forte, ou, pior, não conseguiu dispersar no tempo  ficando acumulado resultando em enorme dor de cabeça.

.Mike McGinley, um engenheiro químico por formação, foi atraído pelo desafio. Em 2007,  leu uma entrevista com a equipe de fábrica de sabão em um jornal local, e se interessou pelo projeto.Logo depois, McGinley e o esquadrão do  St. Croix Sensorial tornaram-se uma parte permanente da equipe de assombração do Soap Factory.  Para McGinley, a colaboração tem oferecido uma desculpa divertida para realizar pesquisas sobre a dispersão de odores, bem como a oportunidade de enfrentar alguns dos desafios de como eliminar os fatores que dificultam a entrega de aromas nos espaços.

Desde então as experiências olfativas aumentaram muito em complexidade e nuances. "Este ano nós desenvolvemos vinte e quatro cheiros diferentes para todo o espaço", disse McGinley.   Os artistas, entretanto, desenvolvem uma nova linha de layout e história a cada ano, o que muitas vezes leva a desafios inesperados.

Ao lado de smell-delivery systems, a equipe desenvolveu um sentido cada vez mais refinado do papel da narrativa que o cheiro pode sugerir em uma casa mal assombrada. A empresa  faz os visitantes assinarem um termo antes de entrar no porão assombrado. "É intenso", disse Egner.

Aroma Essencial!

Nenhum comentário: