quarta-feira, 5 de junho de 2013

Gestão da Informação


O termo “gestão da informação" é mais uma forma de expandir o conceito de comunicação integrada. As novas tecnologias trouxeram uma liberdade maior para a comunicação e mudaram o conceito de "como levar sua marca/produto para o mercado". Não somente no caso de uma empresa, como também de uma marca pessoal. Em alguns casos elas se confundem, interagem, tornando o nome indissociável - empresa/individuo. As empresas descobriram o potencial competitivo aberto pelo advento das novas tecnologias, some-se a isso o papel importante da comunicação midiática. Peter Drucker defende a primazia da informação como a base e a razão para um novo tipo de gestão, a troca do binômio capital/trabalho pelo binômio informação/conhecimento como fator de sucesso empresarial. O caminho para uma sociedade  do saber onde o valor da informação tende a suplantar a importância do capital é ponto importante em discussões de planejamento, onde informação e conhecimento são a chave da produtividade e da competitividade.


Gestão da informação é um processo de busca , armazenamento e disseminação das informações de um grupo social, comercial, industrial ou de um individuo. Nestes termos é que estamos usando a nomenclatura, e a partir dos dados coletados (briefing) reunirmos todos os recursos da comunicação social ( jornalismo, publicidade/propaganda, relações publicas) e suas ramificações,  para alimentarmos o mercado com o conteúdo pertinente. Comunicação integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

Ao comentarmos este tópico já estamos disseminando uma serie de informações a partir dos links em destaque, uma nova ferramenta que a internet nos trouxe com as páginas de busca. Portanto, podemos gerar diferentes formas de comunicar ao mercado sobre uma marca/produto, despertando o foco do consumidor para a informação, para a busca do conhecimento. Fazemos mais que vender algo, damos a este consumidor a liberdade de opinar, escolher e determinar sua importância dentro do seu momento de vida. O consumidor mudou, o mercado mudou em todos os aspectos. As redes sociais abriram uma porta que estava fechada. Hoje é possível fazer campanhas e utilizar ferramentas integradas de comunicação que tanto podem alavancar, quanto estagnar uma marca/produto.  É nisto que devemos pensar quando sentamos para brifar e desenvolver um planejamento estratégico que para nosso cliente.
 
Aroma Essencial

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