quinta-feira, 3 de maio de 2012

Cartão Presente Perfumado

Nas ultimas décadas vimos um aumento significativo na busca pela consciência do corpo e o prazer em mantê-lo higienizado e, principalmente, perfumado. Esta necessidade passou a ser procurado também em outros segmentos de mercado trazendo um leque de possibilidades até então nem tidas como oportuno. Podemos até falar sobre Marketing Olfativo Pessoal, considerando a criação de perfumes exclusivos que hoje já estão disponíveis para o mercado consumidor, algo que só era possível a uma parcela mínima e celebre das classes sociais de maior poder aquisitivo. O advento dos perfumes customizados trouxe esta possibilidade e ampliou a faixa de mercado.
Neste ponto encontramos também os itens de uso pessoal, como roupas, sapatos, papelaria, decoração, e uma infinidade de nichos de mercado. Os cartões personalizados não poderiam ficar fora desse contexto, e mesmo não tendo a discussão dentro do marketing olfativo, este case do Cartão Presente Perfumado de O Boticário é muito significativo, e estaremos ampliando a informação à medida que forem disponibilizadas.

Criado em janeiro de 2011, o Cartão Presente Perfumado teve como foco levar ao consumidor dos produtos das lojas O Boticário esta identidade, um produto mais estimulante e carinhoso que espelhasse as características da marca,e pode ser resgatado pelo ciente em até 6 meses após efetuada a carga. O processo envolveu desde pesquisa junto ao IFF, ao uso de técnicas de captação de fragrância que mantiveram o aroma original das lojas, sem interferência de outros odores.

Esta técnica de captação denominada Headspace está baseada no uso de equipamentos sofisticados que identificam os componentes voláteis de qualquer tipo de fonte sem agredir a planta ou ambiente, depois de identificado a composição do odor ele é reproduzido em laboratório a partir de uma única flor, sem necessidade de extraí-la de seu ambiente, com isto é possível reproduzir exatamente seu cheiro para adicioná-lo ao perfume (cartão de crédito) sem dano nenhum a natureza. A fragrância captada é aplicada ao plástico do cartão através de um verniz micro-capsulado que é liberada quando friccionado. O desenvolvimento da captação foi realizado em Curitiba nas lojas do Shopping Barigui e Crystal, logo no primeiro horário da manhã do dia 22.02.11 pelo técnico José Luiz Villagra, nos seguintes critérios:

1. O ambiente ficou fechado pelo menos 10 horas, concentrando "o cheiro da loja", sem correntes de ar, nem contaminação pelo perfume dos clientes .
2. Não houve interferência no movimento normal da loja. Todo procedimento foi realizado antes da loja abrir ao público.

Descrição Olfativa

Musk fresco amadeirado  - A fragrância destaca-se por notas tônicas cítricas refrescantes e um toque confortável de notas ozônicas. Possui um corpo floral musk aconchegante e as notas amadeiradas de cedro, âmbar e sândalo transmitem alegria envolvente.

Saída -  Cítrico, notas frescas, notas ozônicas

Corpo -  Floral musk


Fundo -  Cedro, Âmbar, Sândalo

 Estaremos atentos para os resultados das pesquisas sobre o produto assim que forem liberados, e divulgaremos aqui no blog.


Agradecemos ao Departamento de Marketing do Grupo Boticário.
Aroma Essencial

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