quarta-feira, 7 de março de 2012

Hernàn Figoli

Conheci Hernàn Figoli, perfumista da Givaudan, durante o workshop “Perfume também é Cultura”, na FNAC, em 2011. O evento reuniu perfumistas brasileiros para falar sobre perfume, seus mistérios, o mercado brasileiro e mundial de fragrâncias. Levantamento feito pela Euromonitor, em 2010, traz o Brasil como o maior mercado para perfumes no mundo, superando os Estados Unidos.  Daí a curiosidade sobre o mercado para perfumistas no país, nesta entrevista com Hernàn Figoli você vai conhecer um pouco desta realidade.
Foto: Luciana Knobel, Diretora de Avaliação da Givaudan, Hernan Figoli, perfumista e Helen Augusto, Diretora de contas da Givaudan. Troféu Aparício Basílio/2011– Criação Perfumística Versão Masculina: Sintonia Noite, Natura – Hernàn Figoli (Givaudan)

AE - Como você vê o mercado de trabalho para olfatoristas tanto nacional, como internacional?

HF - Quando falamos do mercado nacional estamos falando do mercado Latino Americano, pois a maioria das empresas de perfumaria tem o seu centro de desenvolvimento sediado no Brasil, isso não quer dizer que em outros países da América Latina não tenham perfumistas. Estamos em um mercado em expansão, pois a America Latina hoje está em destaque quando comparada à America do Norte e Europa. Estamos crescendo não somente na área de perfumistas, mas como profissionais ligados a essa área como um todo.

AE - Qual o termo usual: olfatorista ou perfumista?

HF - O termo utilizado é perfumista.

AE - Para quem quer seguir a carreira, qual é o melhor caminho?

HF - O ideal é estudar na área Química (Técnico e Superior) e começar a trabalhar no setor.

AE - Qual o perfil do profissional? O que você pode deixar como mensagem para quem está começando?

HF - A característica principal de um perfumista é ser criativo e ousar sempre. Hoje existem poucos perfumistas no mercado mundial, não chegam a 1300 é um mercado pequeno minha sugestão sempre é ir atrás dos seus sonhos...

AE - Você comentou sobre o papel do marketing na equipe de trabalho. Qual o papel do marketing olfativo neste mercado?

HF - Um papel fundamental em nossa área, pois eles nos alimentam de informações (Tendências, exposições, dados do mercado,pesquisas,etc.) e nos ajudam a complementar nossa área criativa.

AE - Como você vê os cursos universitários voltados para o setor no país?

HF - Eles são fundamentais para ajudar a desenvolver novos profissionais e para especializar mais os profissionais do nosso mercado.

Conhecendo um pouco mais sobre Hernàn Figoli

Um argentino com coração brasileiro,como ele mesmo diz, e que veio para o Brasil aos 4 anos de idade, onde descobriu sua vocação: perfumista. "Perfumaria é uma realização pessoal onde posso criar sensações novas e únicas" .Hernan é a terceira geração de perfumistas em sua família e desde criança conviveu com novas experiências sensoriais, enquanto ajudava seu avô a escolher suas criações. Estudou Química na Escola Técnica de Química e graduou-se em Química na Universidade Oswaldo Cruz em 1994. Iniciou sua carreira na indústria de fragrâncias trabalhando como Laborantin durante 2 anos na Givaudan Roure. Em 1987 iniciou sua especialização como Perfumista na Colgate Palmolive onde trabalhou por 3 anos até juntar-se à Quest do Brasil em 2000. Em 2001 trabalhou durante alguns meses no Studio de Perfumaria Fina da Quest França e em 2004 trabalhou em projetos internacionais nos Estados Unidos. Hernan também participou na expedição ao Pantanal Brasileiro em busca de novos ingredientes olfativos. Trabalha em Perfumaria Fina na Givaudan desde 2007.


Nenhum comentário: