quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Projeto Olfativo

Temos recebido e-mail e telefonemas de diversos segmentos de mercado, e de vários estados brasileiros, com duvidas sobre como criar a ambiência ideal, através dos aromas, em áreas do comércio e/ou indústria.
Nestes tempos modernos o homem demorou em associar os benefícios dos aromas (óleos essenciais ou essências) ao dia a dia estressante de trabalho, ou para proporcionar ao cliente momentos de prazer em seu estabelecimento; mesmo em ambiente industrial, ou na área de eventos. Sempre lembrando que os óleos essenciais têm influência terapêutica tanto física, como emocional e mental; as essências trazem o bem-estar pela associação, mas sem influência terapêutica. Esta diferenciação é importante na avaliação e no planejamento estratégico que sua empresa, seja grande ou pequena, vai utilizar em um Projeto Olfativo.


São vários os pontos analisados que merecem a atenção do profissional:

1. Objetivo;

2. Ambiência, localização, área, fluxo, iluminação, ventilação;

3. Segmento, nº de funcionários, anamnese funcional;

4. Cliente, mercado;

Por ser uma consultoria aberta, procuramos elucidar ao máximo estas questões e direcionar as solicitações quando muito especificas ao profissional do segmento. Alguns profissionais fazem parte de nossa indicação, pois conhecemos e validamos o trabalho, principalmente quando se refere a grandes áreas ou estudos muito específicos.

O que alertamos sempre é para que não façam experiências que podem resultar em um completo desastre, ao invés de atrair o cliente ou manter uma ambiência agradável – e aqui falamos do funcionário também, o que pode ocorrer é uma influência negativa pelo mau uso do aroma. Portanto, um dos pontos prioritários de um bom projeto olfativo é o objetivo: conjunto de fatores que levará ao sucesso do empreendimento e que inclui a visão do processo.

Mais do que somar identidade à marca, ou criar uma diferenciação no seu ambiente, o aroma agrega valor e memória. Por ser um projeto de longo prazo é importante filtrar o máximo de informação e ter referências seguras que mantenham o objetivo inicial do projeto em consonância com seu planejamento. Caso você decida apenas pela ambientação e não por uma marca olfativa própria, procure não abusar das variações, mantendo uma linha central que traga à memória do observador o prazer de estar em contato com o ambiente.

São dicas simples, mas eficientes para o desenvolvimento do seu plano.

Saudações aromáticas!
Aroma Essencial.

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