quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pesquisadores criam óculos capaz de emitir sons e aromas agradáveis

Cheiros, aromas e sons muitas vezes nos trazem lembranças sobre lugares que visitamos, pessoas, acontecimentos e também são responsáveis por causar boas primeiras impressões quando conhecemos alguém. Pensando nisso, pesquisadores da Keio University, no Japão, e da National University, em Cingapura, criaram um par de óculos que é capaz de exalar aromas e emitir sons quando o usuário conhece outra pessoa, o Sound Perfume.
O Sound Perfume é composto por um par de óculos com alto-falantes e emissores de cheiros acoplados as pernas dos óculos, ou seja, os alto-falantes e emissores de cheiro ficam escondidos atrás das orelhas do usuário.
De acordo com a New Scientist, os óculos se conectam via Bluetooth a um smartphone com um aplicativo exclusivo, no qual o usuário deverá programar quais cheiros e sons o Sound Perfume deverá emitir quando ele conhecer uma nova pessoa.
Os óculos ainda são equipados com sensores infravermelhos, permitindo que o Sound Perfume detecte a presença de outra pessoa utilizando os óculos e envie uma mensagem de texto à outra pessoa com o nome, número de telefone e as preferências sonoras e de aromas do usuário, permitindo que os óculos da outra pessoa respondam com os sons e cheiros apropriados.
O Sound Perfume possui oito perfumes diferentes na forma de blocos rígidos que são derretidos quando aquecidos por um fio a 46°C e assim, emitem os aromas desejados.
E segundo o The Next Web, os pesquisadores testaram seu aparelho com 50 pessoas. Todas afirmaram que os óculos ajudaram a criar uma boa impressão nos primeiros encontros.
Por enquanto, o Sound Perfume está em fase de testes e ainda não há previsão para que os óculos cheguem ao mercado.
Um vídeo produzido pelos pesquisadores mostra o Sound Perfume em ação e pode ser conferido no YouTube pelo atalho youtu.be/rRDj0VEle9U.

Fonte: noticias.yahoo.com
Texto:Fernanda Morales
Enviado: Rubens Botta ( Airomas Brasil )

Nenhum comentário: