quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pequenos Espiões 4 usará a tecnologia Aroma-Scope

A 4ª dimensão é do Perfume.
O cheiro torna-se um fetiche, um talismã, um segredo que é espalhado generosamente.


Comentamos aqui no blog sobre os diversos usos para o aroma em tvs, impressoras, entre outras tecnologias, inclusive sobre a fracassada experiência com o uso da a tecnologia Smell-O-Vision, em 1960,duante a exibição do filme  Scent of Mystery, "no qual os assentos do cinema eram equipados com máquinas que liberavam os aromas de acordo com a trilha sonora. Porém, o filme foi um fracasso, muito devido aos problemas do Smell-O-Vision. Scott Kirsner, autor do livro Inventing the Movies, a revista Variety comentou que os sistemas falharam e ruídos foram emitidos enquanto os aromas eram liberados. Além disso, em alguns locais específicos do cinema, os aromas foram fracos demais e liberados momentos depois do tempo correto."(noticias.yahoo)

Outra tentativa, em 1981, durante a exibição do filme Polyester, outro artifício foi usado, dessa vez muito parecido com o aroma-scope. O público recebeu cartelas de Odorama no qual puderam sentir cheiro de pizza, gás, grama entre outros. O sistema utilizado no filme Spy Kids 4 é muito parecido, junto dos óculos 3D, será entregue um cartão aroma-scope que contém espaços numerados a serem raspados. Dicas na tela indicarão ao espectador que raspe um dos espaços e assim ele poderá sentir o aroma daquele momento do filme. Outra referencia é o filme Le parfun les femmes

Esta nova tentativa durante a exibição do filme Spy Kids 4: All the Time in the World é uma forma revolucionaria de permitir ao cinéfilo sentir o cheiro dos personagens e aventuras, tudo isto em 4D, através da tecnologia Aroma-Scope. A estratégia surgiu a partir da busca por uma forma de diferenciar dos filmes em 3D e atrair o publico para uma nova experiência, neste caso, olfativa. "Aromoscope" usa um cartão carregado com 8 diferentes aromas que são entregues aos freqüentadores de cinema para exibições ambos os 2D e 3D. Robert Rodriguez disse que o filme em 4D "É muito divertido e interativo pois você nunca sabe onde e quando um cheiro que virá em seguida. Ele adiciona um monte de risadas extra".O filme está previsto para estrear no Brasil dia 02 de Setembro.

Uma questão intrigante

Toda esta tecnologia é fantástica, a cada dia nos deparamos com mais estimulos e formas de superar o encantamento através dos aromas. Mas, fiquei intrigada com a possibilidade dos inumeros odores que podem interagir durante a exibição de um filme. Hoje, o espectador pode levar para dentro das salas de exibiçãopipocas, refrigerantes, etc. Imagine a mistura de odores, incluindo os mais diversos perfumes usados por homens e mulheres em um recinto fechado e refrigerado. Fica aqui a duvida e a curiosidade sobre como
direcionar o aroma específico, sem tornar o ambiente uma mistura enjoativa ou mesmo insuportável de varios cheiros. É aguardar para conferir.


Nenhum comentário: