quarta-feira, 22 de abril de 2009

Marketing do Olfato

Anunciantes não vêem a hora de lucrar com a ligação entre o olfato, a memória e o humor. Corretoras de imóveis há tempos usam o marketing do olfato como uma maneira de relaxar os clientes. Os vendedores colocam bolos ou biscoitos sobre balcões para fazer a casa parecer mais confortável e habitável. Mas como um corretor de imóveis não tem tempo para assar muitos bolos, empresas que vendem sistemas de marketing de aromas estão surgindo. Construtoras, hotéis, lojas e fabricantes de carros estão se voltando aos aromas customizados para ajudar a criar um bom humor e talvez até uma boa impressão.

O marketing do olfato é o mais recente truque para se destacar na barragem visual e auditiva que domina a propaganda. Estes cheiros, no entanto, estão longe dos cheiros fortes de incenso e patchouli em uma joalheria; são sutis e quase imperceptíveis para os farejadores inconscientes. Os desenvolvedores usam odores cuidadosamente afinados para seduzir os clientes com uma sensação de bem-estar. Lojas que vendem sapatos ou camisas, itens não associados com um odor, formulam aromas de hera ou linho. Algumas empresas buscam desenvolver um "aroma de marca", algo que os clientes associariam com a empresa assim como uma logomarca.

Sarah Dowdey. "HowStuffWorks - Como funciona o olfato". Publicado em 29 de outubro de 2007 http://saude.hsw.uol.com.br/cheiro4.htm (18 de outubro de 2008)

Aroma Essencial.

Nenhum comentário: